Como funciona o reconhecimento facial nas câmeras de videomonitoramento

Entre as tecnologias que vêm sendo cada vez mais adotadas pelas organizações está a de reconhecimento facial. Isso porque há algum tempo, concepções de que o recurso seria para uso exclusivo em investigações policiais ou “coisa de seriado hollywoodiano”, por exemplo, estão mudando.

Hoje a solução é utilizada para finalidades como controle de acesso, segurança, identificação de pessoas em eventos, detecção de possíveis ameaças, combate a fraudes, entre outras.

Porém, por se tratar de uma solução tecnológica emergente, é comum que hajam dúvidas sobre seu funcionamento e quais empresas estão habilitadas a implementá-la. Esse é o seu caso? Então acompanhe esse post, saiba do que se trata a biometria facial e quais as suas vantagens.

Funcionamento do reconhecimento facial

O sistema de reconhecimento facial, também chamado de biometria facial, que consiste na verificação ou identificação de indivíduos a partir de uma imagem digital, funciona por diferentes etapas. São elas:

  • detecção do rosto, em que o software dotado de inteligência artificial (IA) identifica a parte do vídeo ou imagem que representa a face;
  • pré-processamento, que consiste na padronização de resolução, níveis de zoom e brilho, também chamado de normalização de recursos; e
  • extração de recursos, etapa que identifica os dados mais relevantes e executa a codificação.

A partir daí a biometria facial é finalizada e pessoas podem ser identificadas com os mais diversos objetivos. Isso pode ser feito tanto em tempo real quanto por meio da gravação das imagens.

Vantagens do Reconhecimento facial

Um fator importante a ser citado sobre reconhecimento facial é que se trata de um recurso acessível a todos os portes de empresas. Isso porque não exige altos investimentos em equipamentos ou sistemas, uma vez que diversas câmeras já possuem esse recurso embarcado. Veja alguns benefícios da solução:

Automação 

Por meio do reconhecimento facial as empresas não precisam dispor de colaboradores para tarefas como o controle de acesso. Isso porque a tecnologia automatiza as entradas e saídas e garante a alta performance por não estar sujeita a falhas humanas.

Combate a fraudes

A criação de mecanismos para o controle e proteção de dados é cada vez mais necessário nas empresas. Por meio da biometria facial é possível combater fraudes e preservar informações sigilosas. O motivo é que essa tecnologia garante a veracidade do usuário que tenta acessar sistemas e aplicações.

Segurança

videomonitoramento é um dos sistemas de segurança mais adotados pelas empresas. Porém, um dos maiores problemas da ferramenta é o falso alarme. Na mesma medida, isso não ocorre quando há o reconhecimento facial embarcado.

A solução identifica suspeitos por meio de comportamento e descrições físicas, conseguindo detectar movimentos de pessoas e veículos. Assim, ignora características irrelevantes em todas as cenas, auxiliando os operadores a refinarem seus procedimentos e aumentarem a precisão e qualidade de todos os alarmes.

Também é possível identificar ocorrências que muitas vezes podem passar despercebidas, como no caso de eventos em que multidões estão presentes. Por meio do reconhecimento facial e do videomonitoramento, há uma análise das atividades normais de um ambiente e a sinalização de qualquer alteração incomum que for detectada.

Um solução inovadora, que se utiliza da inteligência artificial (IA) para o reconhecimento facial, é a busca por aparência, tecnologia já utilizada pela Seal Telecom. O objetivo é oferecer uma maneira mais ágil e inteligente de gerenciar o monitoramento de ambientes, contribuindo para investigações mais ágeis e assertivas.

Isso ocorre por meio de um mecanismo de pesquisa avançada de vídeo com a utilização da IA, no qual é possível identificar suspeitos por meio de comportamentos e descrições físicas como cor de pele, estilo de roupa, gênero, altura, entre outras características.

O reconhecimento facial é um grande aliado para a segurança das companhias. Além de fortalecer a proteção, o recurso ainda proporciona redução de custos e está acessível aos diversos tipos de orçamentos. Para saber mais sobre as soluções de segurança da Seal Telecom, entre em contato com um de nossos especialistas.

Sitemap

Terms of use

Privacy

Cookies

2020 © Seal Telecom

Sitemap

Terms of use

Privacy

Cookies

2020 © Seal Telecom