Security Empresarial

Todo o poder das Soluções de Security

By 6 February, 2018No Comments

SEA_060218_BL.png

Como em outras áreas, a segurança patrimonial, pública ou privada evoluiu muito com os avanços da Tecnologia. Até bem pouco tempo atrás era o máximo poder visualizar, gravar e até controlar zoom e a movimentação de câmeras a distância via rede. Ou, na área de acesso controlar entrada e saída de funcionários e visitantes através de cartões magnéticos ou leitores de código de barra.

Hoje, temos muitas soluções à disposição para facilitar o controle, vigilância, entrada e saída e até número de pessoas num determinado espaço. Tudo isso de forma absolutamente integrada e funcionando em sinergia.

Com um bom software controlador, um hardware adequado ao tamanho do projeto, câmeras IP inteligentes, catracas eletrônicas são maiores as chances dos profissionais de segurança tomarem as decisões corretas quando confrontarem eventuais ocorrências.

Alarmes

Quando lemos a palavra “alarme” logo nos vem à mente um sinal sonoro, bem alto, para afugentar e chamar a atenção dos vigilantes. Mas no mundo tecnológico esse conceito é muito mais amplo e o sinal sonoro passa a ser somente um dos muitos tipos de recursos.

Um alarme pode ser, por exemplo, um aviso em aparelhos celulares de um ou vários agentes de segurança, pode-se também disparar uma chamada padrão para os órgãos públicos de defesa. Assim, um alarme é um sinal eletrônico que vai disparar uma ou várias ações pré-programadas para aquele tipo de ocorrência.

Câmeras Inteligentes de Security

As câmeras IP podem trazer, já integradas a sua placa, funções inteligentes como a capacidade de contagem de número de pessoas, barreira virtual, reconhecimento facial, detecção de movimento, entre outras.

Vamos pegar um exemplo de uma sala especial dentro de um museu, onde há restrição ao número de visitantes simultâneos. Então, o integrador irá determinar para a câmera uma linha virtual na entrada desta sala. A Câmera tem a capacidade de contar quantas pessoas passam para dentro e quantas pessoas saem da sala. Desta forma, pode-se calcular quantas pessoas estão dentro do ambiente. Caso ocorra mais entradas que saídas e o número de pessoas ultrapasse o limite, esta câmera pode disparar um alarme para os agentes de segurança de forma que sejam tomadas as precauções necessárias.

Existem câmeras com capacidade de realizar a contagem de público. Algumas têm mais precisão que outras, dependendo da necessidade e da utilização. Alguns sistemas de contagem são muito precisos e conseguem separar, por exemplo, um indivíduo da mochila que leva nas costas, que poderia ser confundida com um segundo indivíduo.

 Gravação

Os gravadores de vídeo de segurança trabalham a distância, por IP. Desta forma, o hardware que está gravando as imagens não necessita sequer estar no mesmo endereço de onde as imagens estão sendo captadas. Pode estar até mesmo em outro país. Assim, não se corre o risco de um invasor danificar ou apagar as gravações.

As câmeras podem emitir sinal de início e término da gravação, por detecção de movimento, de acordo com o que for programado. Assim se economiza espaço de armazenamento, por exemplo, quando a imagem estiver estática.

Para fins de segurança contra terrorismo, há câmeras que analisam imagens de objetos inertes, por comparação para detectar por exemplo se um objeto estranho ao cenário foi deixado em um local por muito tempo, evitando assim possíveis atentados.

Acesso

Os acessos eletrônicos já são usados no Brasil há mais de 20 anos. Porém, com os avanços e a integração de sistemas de segurança, podemos ter mais capacidade de evitar, por exemplo, que uma pessoa passe pela roleta usando o cartão de outra. Com uma câmera frontal e o sistema de detecção facial, pode-se comparar a imagem do banco de dados com a face da pessoa que está passando o cartão. Em caso de divergência considerável, muitos tipos de alarmes podem ser disparados, dependendo da estratégia dos responsáveis da segurança do local.

Barreiras Invisíveis

Foi-se o tempo em que se usavam cercas elétricas para evitar invasão de perímetro e disparar alarmes. Ficaram no passado, até mesmo porque os infratores sabem algumas formas de burlar esse sistema. Com as barreiras invisíveis, o infrator pode até nem saber que acabou de disparar um ou mais tipos de alarmes.

Integração

Com esses exemplos simplificados, e com muitos outros recursos personalizáveis, um bom integrador de tecnologia pode desenhar um projeto completo de segurança para sua empresa, sob medida, de forma a englobar todas as possíveis variáveis e minimizar fortemente de ocorrências, solucionando-as de forma rápida e eficiente quando for o caso.

Não se esqueça da importância de contatar um integrador que tenha um time atento às últimas tecnologias e que possa te fornecer solução otimizada com produtos de ótima qualidade e desempenho, garantidos pelos fabricantes. O Suporte pós-vendas também é fundamental.

Entre em contato conosco e descubra como a Seal Telecom pode fornecer uma solução completa e integrada de Security.

Terms of use

2020 © Seal Telecom