Cada vez mais a eficiência operacional tende a se aliar à eficiência ecossustentável. No caso de grandes edifícios comerciais não pode ser diferente. Estima-se que no Brasil já existam mais de mil edifícios com certificação sustentável, o que deixa nosso país em quarto lugar no mundo, com potencial para muito mais, segundo a ONG Green Building Council Brasil.

 Green Building

O conceito de Green Building abrange desde os materiais utilizados na construção do edifício, seu projeto, os métodos de construção e, posteriormente, toda a sua operação. É justamente nesse pós-construção que entra o BMS – Building Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Edifícios – que consiste em conjuntos de hardware e software que gerenciam de forma automatizada controles de elevadores, bombas de água, energia elétrica, climatização de ar, entre outros, tornando estas atividades muito mais eficientes, com o menor consumo de energia possível.

Os sistemas BMS garantem o correto gerenciamento e a sustentabilidade a nível operacional por toda a vida de uso do edifício sendo fundamentais para obtenção da certificação pela Green Building Council (GBC) como Green Building.

Benefícios

Eficiência Energética

Por ser um sistema integrado, o BMS pode ser monitorado e controlado a distância em um centro de controle em outra localidade, além de permitir a automação de muitas atividades. Por exemplo, no controle de iluminação, através de sensores de presença e de luminosidade, persianas elétricas e pontos de luz dimerizáveis, irá buscar o equilíbrio correto entre luz natural e artificial, mantendo o prédio funcional com a maior eficiência possível, economizando ao máximo a utilização de energia elétrica para esse fim.

Elevadores

Sabemos que é impossível conscientizar 100% dos usuários de um edifício quanto ao correto uso do elevador. Os usuários esporádicos então, impossível. Uma pessoa mais apressada geralmente tende a chamar todos os elevadores que puder para chegar mais rápido ao andar de destino. Com um sistema inteligente pode-se controlar para que somente o elevador mais próximo seja acionado. Sistemas mais modernos permitem que o usuário digite o número do andar que deseja e aguarde o elevador mais próximo. Tudo com base na análise de demanda e eficiência.

Climatização Eficiente

Seria utópico atribuir a funcionários a tarefa de aumentar ou diminuir manualmente a temperatura e ventilação dos aparelhos de ar condicionado para todas as salas de todos os andares de um edifício. Para que se tenha eficiência na climatização, visto que nem todos os andares e conjuntos recebem ao mesmo tempo a mesma quantidade de luz e calor, o sistema de gerenciamento faz esse controle de forma individualizada com base em termostatos localizados em cada andar, conjunto ou sala.

Bombas de Água

Através de medidores de pressão e controladores automatizados, o operador pode ser alertado de eventuais problemas hidráulicos, baixa ou alta pressão nos canos, detectar possíveis vazamentos e claro, abrir e fechar registros, bem como ativar e desativar bombas hidráulicas desde a sala de controle. Tudo isso evita desperdício e dá sobrevida ao sistema hidráulico.

Consulte a Seal Telecom para garantir que um bom sistema BMS seja projetado e perfeitamente implantado em suas construções. Nossa equipe especializada e certificada com os melhores provedores de hardware e software garante a solução mais adequada, contribuindo de forma decisiva para atingir os objetivos traçados.

Sitemap

Terms of use

Privacy

Cookies

2020 © Seal Telecom