Ao longo dos anos a Justiça brasileira vem se tornando cada vez mais utilizada e presente, principalmente em função do aumento populacional, das leis e processos cada vez mais transparentes, aumentando consequentemente a demanda pelo judiciário. Além disso, o setor também precisa se adaptar a uma realidade em que os ambientes físico e online estão integrados, o que facilita os processos em todas as áreas. Por meio de tecnologias, como a acareação virtual, tanto os tribunais quanto advogados e cidadãos são beneficiados. 

No dicionário Aurélio, “acarear” significa:“1. Pôr cara a cara, ou frente a frente; afrontar, enfrentar, acarar. 2. Pôr (testemunhas cujos depoimentos ou declarações não são concordes) em presença uma das outras”. Ou seja, a acareação é um procedimento previsto no Código Penal no qual testemunhas ou ofendidos, relacionados no mesmo processo, são colocados frente a frente. O objetivo é esclarecer divergências em relação aos depoimentos previamente concedidos.

Em se tratar de um método amplamente utilizado, por vezes se faz necessário o uso do recurso de acareação virtual, sistema inteligente que captura e armazena de forma criptografada os atos processuais em áudio, vídeo e texto, trazendo uma série de vantagens. 

Por que implementar a acareação virtual

A otimização no andamento dos processos no Brasil é uma questão urgente. Informações divulgadas em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça indicam a necessidade de continuar e aumentar investimentos em tecnologias que automatizem e tragam a melhor uniformidade previsível. Para  se ter uma ideia, são cerca de 80 milhões de processos em tramitação e que aguardam definição.

Nesse cenário, a acareação virtual adiciona facilidades no processo de modernização na condução de processos, trazendo-as na forma de registros de áudio e vídeo para que existam melhores elementos de análise além de comprovações presentes em documentos e textos, mantendo o máximo de informações disponíveis para decisões cada vez mais seguras, transparentes e acessíveis a todos os envolvidos. 

Se tratando de facilidades, se torna possível, dentro do próprio ato de gravação, retomar e reexibir trechos recém gravados em paralelo e simultaneamente à gravação em andamento, esclarecendo imediatamente pontos do discurso que possam ser ou que sejam de fato divergentes. Veja outras vantagens dessa solução:

  • Possibilita uniformidade no método de gravação e destino comum proporcionando mais tempo em foco na análise com tecnologia transparente. Ao fim do ato processual a gravação é disponibilizada aos usuários autorizados com acesso centralizado no portal de vídeos ou no portal de gestão processual;
  • Alternativa segura em relação à gravação de dvds e mídias anexadas aos processos físicos, pois o atrito com o papel e condições de umidade não controladas no armazenamento comprometem a durabilidade da informação gravada, sem contar na ausência de backup em muitos casos.
  • áudios, vídeos e documentos de forma remota, a partir de qualquer dispositivo conectado à rede, seja interna ou internet (de acordo com a política do órgão julgador);
  • Acesso instantâneo e complementar ao sistema digital de gestão de processos, o que reduz o tempo para definição das sentenças;
  • integração natural aos mais diversos sistemas de gestão processual;
  • inclusão de mídias digitais legadas e atuação de forma integrada a sistemas de videoconferência. 

Seal Conecta: sistema inteligente que moderniza o judiciário

Para auxiliar tribunais, advogados e a sociedade na análise, agilidade e armazenamento de atos processuais, a Seal Telecom desenvolveu o Seal Conecta, sistema que realiza a gravação  áudio visual dos mais diversos atos processuais, incluindo a acareação.

Na acareação virtual o Seal Conecta auxilia trazendo elementos em áudio e vídeo, uma vez que possibilita acesso a falas e trechos recém gravados durante as sessões, agregando preciosidade na informação. Além disso, promove a assertividade para averiguações posteriores e auditorias nas argumentações e depoimentos. Entre as funcionalidades do sistema estão:

  • captura audiovisual de sessões, audiências e vídeo audiências;
  • gravação de todos os atos processuais em vídeo HD;
  • marcações que acessam pontos diretos dentro das gravações;
  • gravações armazenadas com segurança digital;
  • processos acessíveis de forma remota;
  • integração com os bancos de dados de tribunais e a todos os sistemas de gestão processual.

Como você pôde comprovar, tecnologias como a acareação virtual trazem novas facilidades que apoiam de forma significativa o cotidiano dos atos judiciais. Para saber mais sobre o Seal Conecta entre em contato com um de nossos especialistas.

Terms of use

2020 © Seal Telecom